ACESSIBILIDADE


ESPAÇO SENSORIAL


De quais maneiras você experimenta o mundo?

A partir dos conteúdos apresentados pela exposição, nossa equipe constrói um ambiente que possibilita ao visitante uma experiência em que o corpo inteiro, antes resumido a visualidade, desperta para outras e novas percepções. É um trabalho de construção de uma cenografia, onde os materiais, a movimentação no espaço, as texturas, o som, a vibração e por vezes até os odores são utilizados como recursos de instigação.




Exposição Picasso e a modernidade espanhola

Construção de um ambiente que buscava inserir o visitante no contexto da Guerra Civil Espanhola, tema retratado no painel Guernica e também em outras obras da exposição. Espaço: piso trêmulo, som de explosões e rachadura tátil na parede.




Exposição ComCiência – Patricia Piccinini

A artista australiana Patricia Piccinini desenha criaturas que poderiam ser resultados de experiências genéticas – engraçadas, estranhas, poéticas e monstruosas, mas com uma enorme humanidade e bondade no olhar. A artista propõe uma experiência de aproximação e afeto. O interesse de Piccinini pela ciência surgiu quando sua mãe sofreu de câncer. Mães e filhos povoam seu universo. Os seres abraçam, embalam, amamentam, brincam e acarinham com o olhar. Por isso criamos um ambiente que lembrava o útero, com paredes feitas de tecidos e um grande acolchoado que convidada os visitantes a se aconchegarem. A sonoplastia também foi criada para completar a percepção da instalação.

Exposição Yayoi Kusama – Obsessão infinita

Os visitantes percorriam a instalação Sala Espelhada ao Infinito e se sentiam rodeados por um sem número de pequenas luzes. Desta vez apostamos no sentido da audição para trabalhar com o conceito de infinito produzido na obra. Dentro de uma caixa de madeira instalamos um equipamento de som com um microfone e um pedaleira de guitarra. O visitante entrava na caixa, falava ao microfone e o sistema propagava o som, gerando uma reflexão de ondas sonoras, semelhante ao eco, mas que prolongava toda a palavra e não apenas a última silaba. Assim conseguimos recriar a relação de profundidade e repetição visual proposta pela artista utilizando um outro sentido.

SAPOTI PROJETOS CULTURAIS

  • Telefone

    +55 (21) 2556-5612 | +55 (21) 2205-6693

  • E-mail

    sapoti@sapotiprojetos.com.br